sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Compaixão


A mais elevada forma de amor que o ser humano precisa aprender a manifestar é a compaixão. Não é algo fácil de se compreender e, principalmente, vivenciar.

De um modo geral, entendemos a compaixão como a capacidade de sentir o sofrimento do outro e desejar sinceramente minorá-lo. Mas ela tem um sentido muito mais amplo e representa o transbordar da energia amorosa que, uma vez desperta, torna-se tão intensa que precisa ser compartilhada sem qualquer restrição.

A compaixão não tem um objeto específico ao qual se dirija, ela se torna simplesmente disponível a quem quer que possa estar ao seu alcance.
E se for autêntica e verdadeira, deve antes de tudo dirigir-se ao próprio ser que a gerou.

De nada adianta desejarmos compartilhar o amor, se não formos capazes de nutrir a nós mesmos com esta energia. A falta de auto-estima e do reconhecimento de nosso valor, resultado de experiências impostas a nós pelo mundo exterior, faz com que não nos consideremos merecedores de amor.

Enquanto não estivermos plenamente preenchidos pelo nosso próprio amor, seremos incapazes de doá-lo em profundidade a quem quer que seja. Podemos, sim, acreditar que estamos amando, mas, este amor direcionado ao outro tem, na maioria das vezes, tem o objetivo de garantir que ele reconheça e avalize o nosso valor.

Quando esse amor é recusado, perdemos o eixo e mergulhamos no desespero, pela ilusão de que somente o outro poderia preencher nosso vazio interior. Amar a si mesmo é a única defesa contra este risco que todos corremos, enquanto não descobrimos em nós a fonte infinita e inesgotável de amor.

Elisabethe Cavalcante

"Compaixão é o amor que atingiu a maioridade." Osho.

5 comentários:

  1. Marion, Osho no seu melhor "Compaixão é o amor que atingiu a maioridade." ...mas a compaixão é sem dúvida "complicada" de ser vivenciada...temos que estar mesmo muito seguros de nós mesmos e "protegidos"...
    Namasté!

    ResponderExcluir
  2. Olá amada.
    Estou dando uma passadinha rapidinha só para te avisar que tem um desafio para você no meu blog, sinta-se á vontade para aceitá-lo ou não.
    Mais tarde volto para ler suas belas mensagens.
    Um grande beijo em seu coração!
    Lú.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marion, venho te deixar beijo e abraço
    Também dizer que vou-te seguindo também por aqui, onde não tinha ainda passado.
    Aqui..., se respirando muito de amor :-)))
    Gostei, imenso.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida...

    Estamos mesmo em sintonia...eu prentendia postar algo sobre auto-estima...tudo a ver com a sua postagem de compaixão...

    Adorei o texto!

    Temos mesmo que amar a nós mesmos, pois só assim vamos conseguir amar ao próximo...

    Bjos,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  5. Amada você disse tudo em sua postagem.
    Acredito mesmo que enquanto não aprendermos a nos AMAR, nos ACEITAR e a nos RESPEITAR, não conseguiremos aflorar qualquer sentimento que seja para todas as pessoas.
    A chave de tudo está dentro de NÓS.
    Como disse o grande Mestre Jesus: "Conhece-te á ti mesmo".
    Linda Mensagem.
    Um grande beijo em seu coração!
    Lú.

    ResponderExcluir